Você sabe o que é suplementação alimentar e quando ela é indicada?

Antes de entrarmos na indicação de suplementação, vamos voltar um pouco no tempo para entender como surgiu essa ideia.

De um modo geral, a suplementação alimentar surgiu ainda na Antiguidade, quando atletas e guerreiros eram orientados a consumir partes específicas de animais a fim de obter bravura, habilidade, velocidade ou força.

Nos dias atuais, entretanto, as razões para suplementação e seus métodos utilizados são outros.

Com o surgimento de estudos científicos, aumento no conhecimento de fatores biológicos e, claro, do avanço tecnológico, a suplementação alimentar também passou por uma grande evolução. Se na antiguidade o consumo de determinadas partes de animais ou de determinados alimentos eram a única forma de suplementação, hoje existem os suplementos encapsulados, que fornecem nutrientes específicos que complementam a alimentação de uma forma prática e saudável.

A indicação de suplementação alimentarencapsulada se deu devido às novas necessidades cotidianas que fazem com que fiquemos mais tempo acordados, mais dedicados ao trabalho, com refeições cada vez mais rápidas e de baixo valor nutricional, principalmente por conta da chegada dos alimentos industrializados – que são práticos e substituem refeições completas, mas que não garantem as nossas necessidades nutricionais. Essa falta de tempo para nos dedicarmos a uma alimentação saudável e equilibrada acarreta na deficiência de nutrientes fundamentais para o funcionamento adequado do nosso organismo.

Além de garantir nutrientes essenciais, a suplementação alimentar contém nutrientes que também atuam na obtenção de alguns benefícios mais específicos, como a firmeza da pele, diminuição de sintomas de ansiedade, estresse e depressão, ações coadjuvantes em tratamentos cardiovasculares, estímulo de sistema imunológico e muitos outros.

Por essas e outras razões, a suplementação alimentar vem ganhando tanta importância e se tornando cada vez mais essencial para garantir uma vida saudável.

Compartilhe nas redes:

Facebook
LinkedIn
WhatsApp