Quais são as fontes de Ômega-3?
O Ômega-3 pode ser extraído tanto de fontes vegetais (algas marinhas, linhaça, canola, sementes de chia e nozes) como de animais sobreviventes a águas profundas e frias (salmão, sardinha, arenque, cavala e atum).
Quais são as principais diferenças?
O Ômega-3 extraído de algas marinhas e peixes apresentam EPA e DHA na sua composição, ou seja, o nosso organismo recebe o EPA e o DHA diretamente da fonte.
Já os demais vegetais, como a linhaça, por exemplo, possuem alta concentração de ALA, a gordura precursora de EPA e DHA. Desse modo, o nosso organismo precisa converter uma parte do ALA em EPA e DHA. Mas essa característica não faz com que o Óleo de Linhaça ou as sementes percam seu valor. Nós falaremos sobre os benefícios da linhaça em breve.
Quais são as principais formulações de Ômega-3 relacionados ao EPA e DHA e por que existe tanta diferença?
Conforme explicado na publicação anterior, o EPA tem ação principalmente anti-inflamatória, contribuindo com a prevenção de doenças cardiovasculares, diminuição de taxas de colesterol e triglicérides, coadjuvante no tratamento de doenças reumáticas e outras. Enquanto o DHA atua, principalmente, no auxílio ao desenvolvimento cognitivo, visual e neural.
Por essa razão, os suplementos nutricionais encapsulados do mercado possuem uma grande variação de concentração, a fim de atingir com mais facilidade as necessidades nutricionais de Ômega-3 do consumidor.
Veja alguns exemplos de composição:
Ômega-3 Tradicional: formulação padrão e balanceada de Óleo de Peixe composta por 180mg de EPA, 120mg de DHA (pode haver variação de quantidades de acordo com o fabricante).
Ômega-3 com alta concentração de DHA: cápsula gelatinosa de Óleo de Peixe composta por 500mg de DHA e 100mg de EPA (pode haver variação de quantidades de acordo com o fabricante).
Ômega-3 com alta concentração de EPA: cápsula gelatinosa de Óleo de Peixe composta por 540mg de EPA e 100mg de DHA (pode haver variação de quantidades de acordo com o fabricante).
Ômega-3 com alta concentração de EPA e DHA balanceada: cápsula gelatinosa de Óleo de Peixe composta por 350mg de EPA e 250mg de DHA (pode haver variação de quantidades de acordo com o fabricante).
Ômega-3 Vegano: Cápsula gelatinosa (origem vegetal) de Óleo de Algas com alta concentração de DHA (200mg por cápsula) e sem quantidade de EPA relevante. Essa cápsula é exclusiva no mercado brasileiro, sendo comercializada por apenas uma Indústria de Alimentos Encapsulados (Naturalis) e é indicada, principalmente, para vegetarianos, veganos, alérgicos a peixes e frutos do mar, gestantes e lactantes.
*Informações de composição baseadas nos produtos comercializados pela Naturalis, podendo ter variações de acordo com os demais fabricantes*
Siglas:
ALA: Ácido Alfa-Linolênico
DHA: Ácido Docosahexaenoico
EPA: Ácido Eicosapentaenoico
Dúvidas entre em contato com a gente através do nosso whatsapp: +55 11 97141-3715