Estresse
O estresse é uma reação fisiológica do corpo que ocorre quando o organismo entende que está sendo ameaçado de alguma forma e faz com que nos preparemos involuntariamente para lutar ou fugir.
Quando essa resposta é manifestada, sofremos alterações funcionais a fim de que nos adaptemos às diversas situações do cotidiano, sendo então, uma reação benéfica. Entretanto, muitas vezes, essa ameaça persiste por um longo período e começam a surgir patologias e sintomas prejudiciais, como a dor de cabeça, por exemplo.
Na atualidade, as causas do estresse podem ser muitas e nem sempre se dão por fatores negativos ou externos. Para melhor entendimento, listamos alguns exemplos:
Causas externas
- Grandes mudanças (casamento, mudança de casa, mudança de emprego etc);
- Dificuldade nos relacionamentos (amoroso, familiar, trabalhista);
- Problemas financeiros;
- Estar demasiadamente ocupado;
- Crianças e família.
Causas internas
- Preocupação crônica;
- Pessimismo;
- Expectativas irrealistas;
- Baixa autoestima.
O estresse crônico, que permanece por tempo prolongado, interrompe quase todas os sistemas do corpo, podendo aumentar a pressão arterial, suprimir o sistema imunitário, aumentar o risco de ataque cardíaco e AVC (Acidente Vascular Cerebral), contribuir para infertilidade e acelerar o processo de envelhecimento.
Além disso, o estresse pode causar, a longo prazo, transtornos de ansiedade e depressão, dores, doenças cardíacas, problemas digestivos, insônia, depressão, problemas com peso, doenças autoimunes e doenças de pele.