Você sabia que existe uma espécie de microalgas que pode ser uma excelente fonte de ômega-3, principalmente para aqueles que não consomem peixe?
A Schizochytrium sp é uma microalga de rápido cultivo e crescimento ágil, capaz de acumular grandes quantidades de triglicérides a nível celular e contém importantes ácidos graxos poli-insaturados, em especial o DHA, pertencente da família ômega-3.
Por serem comumente encontradas em ambientes marinhos no mundo todo, as microalgas da espécie Schizochytrium sp são produtoras primárias dos ecossistemas dos oceanos, fornecendo a base da cadeia alimentar oceânica, visto que são consumidas por outras formas de vida marinha, como peixes, por exemplo.
Como já vimos anteriormente, o DHA é um nutriente essencial para o desenvolvimento cerebral, neural e visual, mas que não pode ser produzido pelo nosso organismo e, por isso, deve ser obtido por meio da alimentação.
Um estudo realizado por A. Hauvermale, em 2006, afirma que o teor de DHA nas microalgas Schizochytrium sp é cerca de 30-50% dos ácidos graxos totais.
Veja só as vantagens do óleo de microalgas Schizochytrium sp:
- Livre de metais pesados;
- Pode ser consumido por qualquer pessoal, em especial, vegetarianos, veganos e alérgicos a peixe;
- Possui menor odor de peixe, se comparado aos óleos de peixe;
- Possui alta concentração de DHA;
- É essencial a partir do terceiro trimestre de gestação, durante o período de lactação e nos primeiros anos de vida;
- A cada tonelada de óleo de microalga produzida, toneladas de dióxido de carbono são removidas da atmosfera, contribuindo, assim, para a preservação do meio ambiente.
Há dois suplementos de ômega-3 derivados das microalgas Schizochytrium sp que apresentam quantidades significativas de DHA e que são comercializados no Brasil. São eles: